segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Segregação Não É Solução


Há algum tempo que gostaria de falar sobre esse assunto, mas as correrias da vida, meus projetos literários e outros compromissos me impediram de me debruçar sobre tal ele. E qual é ele? A proposta do governo de São Paulo de criar vagões exclusivos no Metrô e nos trens da CPTM para mulheres nos horários de pico. É o chamado vagão cor-de-rosa.
Bem, nada como punir a vítima pelo abuso sofrido. Por que segregar? Já ouço vozes dizendo que é melhor assim, que blábláblá. Esse projeto fere, no mínimo, o espírito republicano, que se baseia na igualdade de todos, não importando gênero, raça e crença, perante à lei e à sociedade.

Por que ao invés de criar vagões cor-de-rosa, fazer uma campanha educacional mostrando que o homem, apenas por ser homem, não tem direito algum de se aproveitar de uma mulher, de qualquer mulher. Por que não prender o cidadão que encoxa, isso quando é o mais suave do que acontece, por atentado violento ao puder e tentativa de estrupo? A resposta é simples: tais demandas demoram tempo (educação) e implicam um gasto de material humano e recursos em um bom policiamento no transporte público.
É tão absurdo essa ideia do vagão cor-de-rosa que me lembra os tempos dos anos 1960 quando, nos EUA, haviam lugares pré-estabelecidos para os negros sentarem em ônibus e trens. Os dois lados são igualmente absurdos.

Segregação nunca é solução; prevenção e educação sempre serão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário