terça-feira, 3 de junho de 2014

Entrevista: Pirula


Hoje tenho o prazer de publicar a primeira entrevista do blog: Pirula, o criador e responsável pelo Canal do Pirula, destinado à ciência, meio-ambiente e comentários sobre o noticiário em geral.

Confira:


Bruno Rosa: De onde vem o nome “Pirula”?
Pirula: Huhuhu. Use a imaginação!

Bruno Rosa: Qual a sua formação acadêmica?
Pirula: Sou biólogo, com mestrado e doutorado em zoologia/paleontologia.

Bruno Rosa: O que te levou a criar o canal no YouTube?
Pirula: Eu naturalmente falo demais, e poucas pessoas que convivem comigo tem saco pra ouvir o que falo. Achei que era uma boa saída. Mas o que foi derradeiro foi a insistência do meu amigo Yuri, do canal Eu, Ateu (agora Eu, Ciência).

Bruno Rosa: Com o seu vídeo sobre a usina de Belo Monte você ganhou projeção. Qual foram as reações das pessoas a ele?
Pirula: Reações diversas, desde pessoas dizendo que sou louco, natureba, hippie alienado, até gente falando que era pra ir lá pra Altamira e quebrar tudo. Mas no geral, as reações foram bem positivas. Em 3 anos, segue sendo meu vídeo mais visualizado.

Bruno Rosa: Outra polêmica que você se envolveu, foi a questão dos beagles do Instituto Royal. Você ainda acha que foi uma reação exagerada pela parte dos ativistas?
Pirula: Eu não acho, FOI. Exagerada e irresponsável. Se fosse realmente legítima, motivada por maus tratos evidentes, não teria rolado tanta informação desencontrada, e contradições. Só quem tava lá viu o que aconteceu, mas na minha opinião, não justifica.

Bruno Rosa: O seu canal tem um conteúdo bem pedagógico, você já foi professor?
Pirula: Um amigo dizia que professor não se está, se é. Eu sou professor, mesmo que no momento não esteja dando aulas presenciais. Estou apenas dando aulas "no YouUube". Mas sim, já dei aula em colégio, ensino fundamental e médio, e em faculdade também.

Bruno Rosa: Qual foi a sensação de ganhar o Shorty Awards (espécie de Oscar para canais do YouTube) desse ano?
Pirula: Foi o momento mais nervoso da MINHA VIDA (sem ter como comparar com nada). Mas foi muito gratificante. Ainda é cedo pra saber o que isso realmente irá significar pra mim e para minha carreira.

Links:
Belo Monte é a Gota D'água?, vídeo do Canal sobre a Usina de Belo Monte e o Movimento Gota D’Água: https://www.youtube.com/watch?v=xnitmB22JtQ&list=PLdlKx3uNkxdE89Fs54EGXbcs0qt2V2t7_
Resgate dos Beagles, vídeo do Pirulla sobre o resgate dos beagles do Instituto Royal: https://www.youtube.com/watch?v=OPiNb4C3JBw&list=TLZoRph9_l67rK0ui3LHbcFgXS--QKz35Y
Perfil do Pirull no Twitter: https://twitter.com/Pirulla25

Nenhum comentário:

Postar um comentário