segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Física de Jornada nas Estrelas

Em A Física de Jornada nas Estrelas, o físico teórico norte-americano Lawrence M. Krauss, conhecido por ser um dos percursores da teoria da Matéria Negra, faz um balanço sobre o que pode ser possível e o que é meramente ficção científica em uma das séries mais amadas da história da televisão: Jornada nas Estrelas (Star Trek).
O livro é escrito em uma linguagem muito acessível, de maneira que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em Física, talvez apenas algumas teorias ensinadas amplamente no Ensino Médio.
Eu, como trekker (palavra que designa um fã do seriado) e admirador de ciência, adorei o livro, justamente por conta disso, não há nenhuma equação em todo o livro, o que simplifica, e muito a leitura, diferentemente de outros textos de divulgação científica.
Um dos pontos positivos do livro é que ele parte do princípio que é uma leitura tanto para trekkers quanto para não o público geral, assim ele toca em temas científicos que são os mais comentados da série – como viagem no tempo, teletransporte e vida inteligente alienígena. Tudo com um embasamento teórico muito forte.

O único ponto negativo que vejo é que se trata de um livro datado, pois alguns dados, como capacidade de computadores e algumas descobertas mais recentes em astrofísica, acabam ficando de fora e extremamente fora do contexto contemporâneo. A capacidade da tecnologia, por exemplo, ele dá um exemplo do que era o mais potente do mundo na época, que hoje é um computador caseiro base.
Entre mortos e feridos, se você gosta de ficção científica, Star Trek ou ciência como um todo, não hesite de gastar uma semana na leitura desse livro, afinal você acaba por devorando ele.

Ficha de Catálogo:
Título: A Física de Jornada nas Estrelas
Autor: Lawrence M. Krauss
Edição:01ª
Editora: Makron Books
Ano de publicação: 1996

Links:
Verbete sobre Lawrence M. Krauss na Wikipédia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Lawrence_M._Krauss

Site de Lawrence M. Krauss na ASU (Arizona State University) (em inglês): http://krauss.faculty.asu.edu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário