segunda-feira, 19 de maio de 2014

#somostodosmachistas


No domingo passado (11/05), pela quarta rodada do Brasileirão, jogaram Atlético-MG e Cruzeiro, clássico maior de Minas Gerais. Gostaria muito que o principal assunto da partida fosse exclusivamente os lances, os gols e, até, as polêmicas. É disso que se trata o futebol como esporte.
Porém, e há sempre ressalvas, não trataremos sobre os aspectos esportivos do match, ou cotejo, como preferirem. Foi com horror que fiquei sabendo, não assisti ao vivo o jogo, que a auxiliar Fernanda Colombo Uiliana, aspirante à FIFA, ou seja, competente e profissional, fora hostilizada por um erro que cometera.

Nos esportes, ainda mais coletivos, é normal que a torcida hostilize a arbitragem por seus erros, afinal são todos humanos, e como diz o velhão chavão, errar é humano. O caso aqui é mais grave por dois motivos: primeiro, o autor das hostilizações foi um diretor cruzeirense; segundo, as ofensas foram, unicamente, porque ela é... mulher; além de outro pecado ainda maior: Fernanda é uma mulher bonita e atraente. No meio profissional, as mulheres em modo geral sofrem diversos preconceitos, se ela for bonita então pior ainda. O mais delicado que se fala sobre elas, quando em altos postos, é que “deve estar dando para alguém”, entre outros impropérios.
Quantos erros árbitros e auxiliares, homens, cometem e são hostilizados unicamente por seus méritos dentro de campo. Ninguém o xinga por ser homem, feio ou bonito, nem nada equivalente. Beleza é apenas algo estético, isso é óbvio, mas às vezes o óbvio nos foge aos olhos, e apenas isso. Não é porque você é bonito ou feio que você vai ser bom ou mau, justo ou injusto, competente ou incompetente. A estética é apenas a nossa a aparência, nossa essência possui muito mais fatores.

Tirando o ato em si, o que mais indigna, tirando pelas militantes feministas e por alguns, poucos, jornalistas mais esclarecidos, é a repercussão do episódio nas mídias e redes-sociais, que é visto como “normal”, sem causar o mesmo furor que o episódio racista sofrido por Daniel Alves (leia meu texto sobre o assunto aqui). Será que isso apenas não mostra o quanto o futebol ainda é machista e sexista (sobre o assunto, já escrevi um texto, você pode lê-lo aqui)? Até Quando teremos que suportar episódios como esse, sem que os culpados sejam devidamente responsabilizados? Ou será que a indignação e a mobilização só ocorrem se tiverem agentes de publicidade por de trás de uma hashtag?

Nenhum comentário:

Postar um comentário