segunda-feira, 31 de março de 2014

O Horror, o Horror, o Horror...

Esse era um texto, mais um, que eu não gostaria de ter que escrever. Mas enfim, faz parte da vida enfrentar o que não queremos, o que não gostamos e o que detestamos.
No último 27, uma pesquisa do Ipea (Instituo de Pesquisa em Economia Aplicada) revelou que a imensa maioria dos entrevistados, cerca de 42%, acredita que a mulher (vítima) é culpada por sofrer qualquer violência sexual. E em outro dado, 65% dos entrevistados acredita que o tipo de roupa usada pela mulher influência na violência sexual.

É um mundo muito, muito, muito louco. Culpar qualquer vítima por qualquer tipo violência é tão irreal, ilógico e surreal que não consigo encontrar nenhum tipo de comparação plausível. Talvez, mais ou menos, seria culpar o povo judeu por morar na Alemanha nazista quando os nazistas adotaram a Solução Final. Entenderam?
A culpa é sempre de quem comete a violência, nunca a vítima. Quem em sã consciência e em pleno domínio de suas faculdades mentais gostaria de sofrer algum tipo de mal? Nem a penitência oriunda das confissões católicas tem tal lógica, afinal trata-se de um ato de fé. Mas enfim...
Não me sinto muito confortável para falar sobre a cultura do estupro, e ela está ai como se percebe, afinal não sou nem estuprador nem mulher, mas essa dado sobre a vestimenta me chama atenção em um detalhe: essas pessoas pensam que a violência sexual está diretamente relacionada ao prazer sexual.
Aquela está diretamente ligada, sim, ao puro sadismo. É um ato de dominação política pela parte do agente da ação; este busca mostrar para o mundo e para si mesmo que tem poder, que pode dominar alguém. Leiam qualquer artigo científico sobre predadores sexuais que isso se comprovará facilmente.
Se a indumentária feminina fosse um indicador de existência ou não de violência sexual, países onde aquela é rigidamente controlada não haveria nenhuma, certo? Então como explicar os casos de estupros no Afeganistão, no Irã, na Índia, na Arábia Saudita, ou em países mulçumanos da África? A burka seria uma peça de roupa sensual?
Não temos um problema de ordem estética aqui, ou seja, não se trata de um símbolo, de uma imagem, que serve de gatilho para ocorrer um dos maiores horrores que possam ocorrer entre seres humanos. Trata-se sim de um problema de ordem política, ética e moral, o violentador procura demonstrar seu poder para a vítima, sendo que este perdeu totalmente as suas noções de certo e errado e de bem e mal.
Para corroborar tal pensamento é só pensar nos vários casos de violência sexual entre homens heterossexuais em locais como prisões, onde aqueles que cometem a violência apenas querem demonstrar seu poder e dominar a vítima, e não buscar qualquer tipo de prazer sexual.

Precisamos mudar a nossa sociedade, devemos nivela-la, devemos se indignar com tais números e com tais absurdos, afinal nunca podemos sequer prever quem será vítima ou não desse, ou de qualquer outro, tipo de violência. Só para lembrar: NUNCA É CULPA DA VÍTIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário